Tutorial por:
RockyPrograma utilizado:
TerragenBem vindos a esse simples tutorial de como usar este incrivel programa, o Terragen!
Aqui vou explicar o básico. Para fazer coisas mais avançadas, é necessário um conhecimento mínimo de inglês e muita curiosidade pra ir fuçando no programa. ^^
Aqui vai um exemplo de o que iremos aprender a fazer:
Antes de tudo, precisamos baixar e instalar o programa.
http://www.planetside.co.uk/terragen/download.shtml
A InterfaceFinalmente estamos com o programa aberto e podemos começar. Por padrão, duas janelas devem estar aparecendo ai, Rendering Control e Landscape. Essas duas são muito importantes e começaremos por elas:
Rendering ControlApontei com setas as opções mais importantes...
Para começarmos a interagir com o programa, clique em
Render Preview, Irá aparecer o chão e o céu. Para ajustar o nível de realidade da pré-visualização, tente mudar o
Detail e clique em Render Preview novamente.
Mais abaixo, temos o
Image Size, que serve para ajustar o tamanho da imagem final. Se for fazer um title, use a resolução padrão do RPG Maker que está utilizando.
Render Image serve para renderizar a imagem no tamanho que você especificou. É importante lembrar que quando for renderizar, use o Detail no máximo, para garantir a melhor qualidade para a imagem.
Do outro lado nós temos as opções de câmera.
Começando com a primeira seta, clique em
Metres. (não me lembro se já vem em Metres como padrão do programa)
Marquei com um quadrado, a altura da câmera, que é muito importante se você quiser uma vista aérea ou então, se quiser uma imagem do chão olhando para o alto da montanha. Mas para começar, vamos deixar do jeito que está.
Aquele quadrado preto la em baixo serve para escolher a posição da câmera e do alvo, voltaremos nele daqui a pouco.
Por último, temos o
Exposure e o
Zoom. Exposure é a claridade da imagem, deixe do jeito que está. Já o Zoom, pode mexer e verá que a nossa câmera vai alterar no quadrado de cima xD
LandscapePrimeiramente, clique em
Generate Terrain, essa janela vai aparecer:
Em
Settings, existem as seguintes opções:
- Realism; Realismo do terreno
- Smoothing: Suavização(existe isso?) do terreno.
- Glaciation; Não sei por que tem esse nome, mas quanto maior o nível de glaciation, mais áreas planas o seu terreno vai ter.
- Canyonism; Aumenta a altura das montanhas.
- Size of Features; Quanto maior o valor, o terreno vai aparentar ter um tamnho menor.
Seria bom deixa o Size of Features como está... os outros mude como quiser.
Quando terminar, clique em Generate Terrain. Você vai perceber que o nosso quadrado preto agora tem manchas cinzas =D
Significa que, as partes claras representam partes altas, e as partes escuras são as baixas.
Nesse quadrado, clique com o botão esquerdo para definir a posição da câmera, e clique com o botão direito para definir o alvo da câmera.
Vai apertando o Render Preview para ver onde vai ficar legal. Modifique o valor do Zoom e repare na diferença também.
Mas voltando ao Landscape, clique no botão
Open que eu marquei na imagem. Abra um dos modelos que ja vem com o programa (na minha imagem, usei o "Grass and Sand". Vai usando o Preview para ver qual deles fica melhor)
Adicionando ÁguaNa barra lateral localizada no lado esquerdo do programa, clique onde eu apontei a seta.
Creio que não vou precisar colocar a imagem da janela que vai abrir.
Onde está marcado
Water Level, altere o valor para algo maior que zero e clique em
Update Maps, você verá que nosso mapa ganhou algumas tonalidades em azul. Se isso não aconteceu, aumente o valor.
obs: Na barra lateral existem outras ótimas funções, como o sol, céu e atmosfera, se quiser dar uma fuçada vai em frente XD
Depois de escolher o nível da água, pode finalmente decidir onde a câmera e o alvo vão ficar, e depois renderizar a imagem pronta! (esse processo pode demorar um pouco, dependendo da velocidade do seu computador)
Espero que gostem, e postem o resultado de cada um aqui ^^
Qualquer dúvida é só falar =]